Sobre o Instituto

O Instituto Desiderium nasce do encontro entre a escuta clínica e a reflexão sobre o trabalho e a educação. Nosso propósito é investigar, compreender e intervir nas formas de sofrimento que atravessam a vida psíquica e profissional das pessoas, promovendo espaços de elaboração e desenvolvimento. Atuamos a partir de uma perspectiva psicanalítica, aliada à pesquisa e à formação, com foco nas dificuldades que afetam o aprender, o trabalhar e o sustentar o próprio desejo.

Reunindo práticas de atendimento clínico, orientação profissional e consultorias e pesquisas aplicadas, o Instituto propõe um olhar aprofundado sobre os impasses contemporâneos ligados ao sentido, à produtividade e ao esgotamento subjetivo. Nosso trabalho busca ir além das soluções rápidas: oferecemos processos de escuta, análise e reflexão que possibilitam compreender as causas do sofrimento e construir caminhos singulares de transformação e reposicionamento diante da vida e do trabalho.


O idealizador

Diego Scheid é Psicólogo, Psicanalista, Professor Universitário e Pesquisador. Sua trajetória inclui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialização pela PUC-PR e Mestrado em Psicologia Clínica pela UFPR. Somando mais 10 anos de experiência na área, une estudos teóricos, prática clínica e sua própria jornada de autoconhecimento e transformação pessoal sobre o mundo da Educação e do Trabalho.

Se baseia nas concepções psicanalíticas de que os sintomas e transtornos, como ansiedade, depressão, burnout, procrastinação e algumas dores crônicas não são apenas problemas derivados de uma desordem bioquímica ou comportamentos a serem corrigidos, mas sinais de algo mais profundo: sentimentos e desejos reprimidos, pensamentos não expressos, traumas e sofrimentos mal-elaborados – que dizem respeito à história singular de cada sujeito.


Por que Educação e Trabalho?

Educação e Trabalho são dois eixos fundamentais na construção da subjetividade. É por meio deles que aprendemos a nos colocar no mundo, a lidar com limites, responsabilidades e com o desejo de criar algo próprio. No entanto, também são espaços onde o sujeito se depara com frustrações, exigências e ideais que, muitas vezes, produzem sofrimento e esgotamento.

No contexto atual, em que o rendimento e a performance tornaram-se parâmetros centrais de valor, muitos acabam perdendo o sentido do que fazem — estudam ou trabalham movidos por obrigações externas, sem escutar o que realmente os mobiliza. Falar de educação e trabalho, portanto, é falar das condições em que o desejo pode (ou não) se sustentar. É abrir espaço para que cada um possa reencontrar, nesses campos, um modo mais singular e vivo de aprender, criar e se implicar com o que faz.


Instituto Desiderium – Psicologia, Educação e Trabalho.

Por Diego Scheid – Psicólogo e Psicanalista